top of page

Como ser
Maçom?

O cidadão, ao ser iniciado na Maçonaria, deverá assumir compromissos derivados de sua participação engajada e responsável nas lides maçônicas. Entre os compromissos e responsabilidades encontram-se aqueles de estudar as instruções maçônicas. Os compromissos e responsabilidades são do mesmo gênero daqueles encontrados em qualquer associação humana.

 

Ao contrário do “folclore” que alimenta a crença de muita gente, a Maçonaria não é uma sociedade secreta e exerce suas atividades de maneira extensiva e discreta. Seus estatutos e regimentos são registrados em cartório de títulos e documentos e, portanto, são públicos.

O que não é a maçonaria

A despeito do que muitos acreditam, a maçonaria não é uma sociedade secreta, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.

Assim também a Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos sem nenhuma distinção.

Muito têm se falado a respeito da ordem maçônica, com base em termos preconceituosos e desconhecendo a sua visão, sua história e seus valores. 

Nos dias atuais, não se deve acreditar em toda e qualquer informação fraudulenta e tendenciosa, com base a espúrias teorias da conspiração sem qualquer fundamento histórico ou bibliográfico sério. Diante de qualquer dúvida, sempre é bom perguntar diretamente às organizações representativas reconhecidas e legais, isto porque ainda há quem use o nome da maçonaria para a autopromoção e o estelionato. 

Em razão disso, as três potências maçônicas regulares do Paraná lançaram um portal para esclarecer à sociedade a verdadeira missão e valores da maçonaria universal. 

Saiba mais visitando o site: https://maconariadoparana.org.br/

O que é a maçonaria

A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

É filosófica porque em seus atos e cerimônias ela trata da essência, propriedades e efeitos das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética pura.

É filantrópica porque não está constituída para obter lucro pessoal de nenhuma classe, senão, pelo contrário, suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça. Procura conseguir a felicidade dos homens por meio da elevação espiritual e pela tranquilidade da consciência.

É progressista porque não se aferra a dogmas, prevenções ou superstições. E não põe nenhum obstáculo ao esforço dos seres humanos na busca da verdade, nem reconhece outro limite nessa busca senão o da razão com base na ciência.

A liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade; a fraternidade de todos os seres humanos de todas as nações.

Em essência, o objetivo da Maçonaria é auxiliar o desenvolvimento da humanidade enquanto sociedade organizada, formando construtores sociais ou formadores de opinião

PERGUNTAS
FREQUENTES

  • Para ser Maçom é necessário renunciar à religião a qual se pertence?
    Não, porque a Maçonaria abriga em seu seio homens de qualquer religião. Ainda, o Rito Moderno acredita na liberdade absoluta de consciência com o intuito de ser "CENTRO DE UNIÃO e meio de conciliar verdadeira FRATERNIDADE entre pessoas que teriam permanecido perpétuamente distanciadas". Isto levou muitos a considerar o Rito Moderno como um rito Ateu, o que não é verdade. O Rito Moderno não é Deísta, nem Teísta, por não admitir dogmas, porém, não é antideísta nem antiteísta, não sendo óbviamente Positivista e muito menos Atéu. O Rito Moderno não é necessáriamente Agnóstico, mas sua posição se situa dentro da PRUDENTE NEUTRALIDADE que deve viger, isto pela sua própria constituição, pois respeita a liberdade de consciência de todos os que para êle acorrem. Assim qualquer irmão da ordem não encontra nenhum tipo de constrangimento ao seu credo e cosmovisão existencial, dentro dos trabalhos da loja.
  • A Maçonaria é uma sociedade secreta?
    Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. As autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica. Seus fins são amplamente difundidos em dicionários, enciclopédias, livros de história etc. O único segredo que existe e não se conhece senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecer os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos.
  • Quais as condições individuais indispensáveis para poder pertencer a Maçonaria?
    Ser homem livre e de bons costumes; ser consciente de seus deveres para com a Pátria, seus semelhantes e consigo mesmo; ter uma profissão ou oficio lícito e honrado que lhe permita prover suas necessidades pessoais e de sua família e a sustentação das obras da Instituição.
  • O que se exige dos Maçons?
    Em princípio, tudo aquilo que se exige ao ingresso em qualquer outra instituição: respeito aos seus estatutos, regulamentos e acatamento às resoluções da maioria, tomadas de acordo com os princípios que as regem; amor à Pátria; respeito aos governos legalmente constituídos; acatamento às leis do país em que viva, etc. E em particular: a guarda do sigilo dos rituais maçônicos; conduta correta e digna dentro e fora da Maçonaria; a dedicação de parte do seu tempo para assistir às reuniões maçônicas; a prática da moral, da igualdade e da solidariedade humana e da justiça em toda a sua plenitude. Ademais, se proíbe terminantemente dentro da instituição, as discussões políticas e religiosas, porque prefere uma ampla base de entendimento entre os homens afim de evitar que sejam divididos por pequenas questões da vida civil.
  • O que se obtêm sendo Maçom?
    A possibilidade de aperfeiçoar-se, de instruir-se, de disciplinar-se, de conviver com pessoas que, por suas palavras, por suas obras, podem constituir-se em exemplos; encontrar afetos fraternais em qualquer lugar em que se esteja dentro ou fora do país. Finalmente, a enorme satisfação de haver contribuído, mesmo em pequena parcela, para a obra moral e grandiosa levada a efeito pelos homens. A Maçonaria não considera possível o progresso senão na base de respeito à personalidade, à justiça social e a mais estreita solidariedade entre os homens. Ostenta o seu lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” com a abstenção das bandeiras políticas e religiosas. O segredo maçônico, que de má fé e caluniosamente tem se servido os seus inimigos para fazê-la suspeita entre os espíritos cândidos ou em decadência, não é um dogma senão um procedimento, uma garantia, uma defesa necessária e legítima, porém como inevitavelmente tem sucedido com todo direito e seu dever correlativo, o preceito das reservas maçônicas já tem experimentado sua evolução nos tempos e segundo os países. A Maçonaria não tem preconceito de poderes, e nem admite em seu seio, pessoas que não tenham um mínimo de cultura que lhes permitam praticar os seus sentimentos e tenham uma profissão ou renda com que possam atender às necessidades dos seus familiares, fazer face às despesas da sociedade e socorros aos necessitados.
bottom of page